Grandes Psicólogos, influentes na história da Psicologia
Psicologo Clinico Dr Fernando Lima Magalhaes
 
 

Grandes Psicólogos

Uma visão dos nomes mais importantes na Psicologia

 

Aaron T. Beck- É um psiquiatra e psicólogo norte-americano, criador da moderna Terapia Cogntiva. É professor emérito de psiquiatria na Universidade da Pensilvânia. Acredita que a depressão não era devido a conflitos internos inconscientes, mas devido a erros de pensamento que criam visões irrealiatas do mundo, de si próprio e do futuro. A Terapia Cognitiva é a forma mais eficaz e mais estudada de tratamento para a maioria dos problemas psicológicos. 

David Barlow- Nasceu em Boston em 1942. Desenvolveu tratamentos eficazes para a ansiedade e depressão. Foi presidente da divisão de psicologia Clínica, da Associação Americana de Psicologia, onde impulsionou os métodos de tratamento empiricamente validados.

Skinner- Psicólogo Americano, pioneiro em Psicologia Experimental. A sua principal contribuição tem a ver com o conceito de comportamento operante que descreve as relações entre as respostas dos organismos e o seu meio ambiente.

Carl Rogers- Foi um influente psicólogo americano e um dos fundadores da Psicologia Humanista. Desenvolveu a sua própria abordagem para a compreensão da personalidade- a Abordagem Centrada na Pessoa ou Terapia Centrada no Cliente.

Alfred Adler-Desenvolveu uma teoria em que salientava a importância dos factores sociais. Considerava a motivação humana um esforço para atingir a superioridade e a sociedade tinha grande importância no desenvolvimento da personalidade.

(continua em breve...)

 


 
 

Marcações de Consultas com Dr. Fernando Magalhães

Para mais informações sobre marcações de consultas, por favor clique aqui.